You are here
Home > Mobilidade Urbana > O que é Mobilidade Urbana?

O que é Mobilidade Urbana?

Essa palavra está na descrição inicial deste site: Mobilidade Urbana. Me pareceu um termo tanto quanto óbvio, mas, qual é o real significado dessas duas palavrinhas? Em definições trazidas pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, temos o seguinte resultado:

mo.bi.li.da.de:

do latim, mobilitas, -atis. Trata-se de um substantivo feminino, qualificando tudo aquilo que é móvel, que possui a faculdade de mover-se. Logo uma mobilidade urbana pode ser caracterizado pela movimentação de tudo e todos no meio urbano, na cidade, no bairro, através das ruas. Mas, não exclusivamente através da bicicleta, apesar do termo ser fortemente utilizado por aqueles que usam a bike como principal meio de transporte, como eu disse aqui. Isso significa que precisamos incluir na utilização dessa expressão todo o transporte realizado por carros, transportes coletivos, motos, taxis, aplicativos de carona, a pé e, obviamente, a própria bicicleta.

A mobilidade urbana também pode ser definida como a facilidade (ou dificuldade) de deslocamento, tanto de objetos quanto de pessoas, na cidade. Grandes cidades, como as principais capitais que eu já tive oportunidade de conhecer, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, é notável que a mobilidade urbana é caótica e complicada de ser resolvida. Sem aprofundar na seara política (pelo menos neste momento), é algo que depende de muito esforço, tanto de empresas públicas como privadas e que essas duas, muitas vezes, possuem interesses divergentes.

O tema já foi abordado em prova do ENEM e o pessoal do Descomplica fez um vídeo bem explicativo sobre os principais pontos da Mobilidade Urbana. Confira abaixo:

O tema com certeza será abordado em outras matérias aqui no blog, afinal de contas, o meu principal motivador na construção desse site é incentivar e facilitar a vida para aqueles que querem usar a bicicleta como meio de transporte, além do lazer e exercício físico.

Deixe uma resposta

Top