Novas ciclovias em Rio Preto

Novas ciclovias em Rio Preto

Não faz muito tempo, ouvi lá no trabalho que anunciaram duas novas ciclovias na cidade de São José do Rio Preto. Pra quem pedala, principalmente como meio de deslocamento entre residências e trabalhos, é uma ótima notícia. Então, vamos aos fatos!

Já existe ciclovia em Rio Preto?

Sim! Existe e, oficialmente falando existem duas ciclovias na cidade: A ciclovia do Dahma e a Ciclovia da Philadelpho. De acordo com o link, Rio Preto ocupa um perímetro urbano de 119,48km e uma área total aproximada de 432km. Hoje, as duas ciclovias permitem percorrer um total de 9km, de acordo com o gráfico desta matéria no Diário da Região.

Eu que ando de bicicleta todos os dias no trajeto casa-trabalho sempre observo o número de ciclistas, dos mais variados tipo: alunos, mulheres, senhores de idade, com ou sem bagageiro. Acredito que a expansão da ciclovia e com o devido apoio das empresas para acolher o cliente que chega de bike – oferecendo um bicicletário ou paraciclo e água fresca para o cliente já seria um grande avanço.

E o que vai mudar com as novas ciclovias?

De acordo com o site da Prefeitura, são dois projetos distintos. Para a Avenida Philpadelpho, também chamada de Parque do Rio Preto, teremos um acréscimo de 1.1km de extensão na atual ciclovia e, estuda-se uma parte dois desse projeto para interligar essa ciclovia com o novo terminal rodoviário da cidade. Previsão de conclusão: para essa primeira fase foi prometido 25 dias a partir do dia 25 de abril de 2019. Ou seja, dia 20 de maio já devemos ter uma nova ciclovia entregue. SE, sair tudo dentro do planejado. Vou conferir pessoalmente a entrega desse projeto e relatar pra vocês aqui.

Porém, no site da Prefeitura, encontrei informações apenas para essa ciclovia do Parque do Rio Preto. Você pode conferir nos dois links: aqui e aqui.

Já a mídia local, através do jornal Diário da Região, anunciou que uma das principais avenidas da cidade, Bady Bassitt também vai ganhar uma ciclovia. O assunto não é novidade e várias matérias no site do jornal são encontradas desde 2015 falando sobre a importância de se pedalar, priorizando um transporte limpo para o meio ambiente e saudável para o ciclista. Porém, muito ficou na promessa ou retrocedeu – como a ciclofaixa de lazer que acontecia aos domingos, interligando as duas ciclovias já existentes.

Ainda sem muitas informações sobre essa ciclovia da Av. Bady Bassitt, vou continuar acompanhando as obras do local, pra trazer novidade aqui pro EuPedalo.

Com a obra da Philadelpho, a cidade atinge uma km total de 10.1km. Já a avenida Bady Bassitt possui uma extensão aproximada de 3km. Se a ciclovia cobrir toda essa extensão, estamos falando de um total de 13.1km. Ainda é pouco, pelo tamanho da cidade. Mas, faz parte dos primeiros passos de uma mudança comportamental que está por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *