You are here
Home > Dicas > Vai comprar a sua primeira bike?

Vai comprar a sua primeira bike?

Bicicleta Decathlon Btwin RockRider 300

Resolvi fazer uma publicação com algumas dicas e pontos importantes que devem ser considerados na hora da compra ou troca da sua bicicleta. Lembrando que essa publicação é baseada única e exclusivamente na minha experiência pessoal, sem endosso ou patrocínio de nenhuma marca. Quando comecei a pedalar com uma certa frequência, algumas pessoas próximas, como parentes e amigos, me vieram pedir algumas dicas. Algumas eu sabia, outras eu pesquisei pela internet a fora, antes de dar algum conselho. Veja abaixo, os principais tópicos:

Como escolher a bicicleta ideal?

A bike ideal pra você é aquela que cabe no seu bolso. Sim, essa é uma realidade. Quando adulto, sempre vi a bike como um investimento. Diferente de um carro que o peso da desvalorização, mercado, gastos diretos e indiretos tendem a acabar com sua reserva financeira, a bicicleta é um meio de transporte barato, com baixo custo de manutenção. Sim, eu sei que existem bicicletas mais caras do que muitos carros populares – mas, aqui estamos olhando do ponto de vista de mobilidade urbana, principalmente, e não equipamentos de competição.

Mas, alguns pontos devem ser levados em consideração como o tamanho da bicicleta ideal para você. Existem algumas tabelas de medidas e tamanhos de quadros e, escolher uma bike do tamanho errado pode ser o primeiro passo pra você usar 3 vezes, encostar e nunca mais querer usá-la.

As demais características da bicicleta elas podem ser ajustadas e melhoradas com o tempo e com disponibilidade financeira, como por exemplo, trocar os passadores, manetes de freio, pedal, guidão, entre outros componentes dela. Já o tamanho do quadro, não tem jeito – se comprar errado, a solução é, no mínimo trocar o quadro prum tamanho ideal pra sua estatura. Eu dei sorte de ter comprado a minha, sem ter realizado essas medições e ter dado certo.

O pessoal do Beco da Bike aborda o assunto com maestria nesse episódio aqui.

Equipamentos de Segurança Indispensáveis

Coloque na conta do seu investimento a compra de capacete. É o mínimo de investimento que você deve fazer, mas, eu recomendo ir além:

  • Luva
  • Camiseta com proteção UV
  • Retrovisor.

O investimento também varia e deve ir de acordo com o seu bolso. Tem diferenças entre eles? Sim. Mas, lembre-se que um de baixa qualidade ainda é melhor do que nenhum.

Acessórios importantes

O Edu Capivara, do canal Pedaleria (inclusive recomendo que vocês acompanhem o canal dele no YouTube) também deu algumas dicas que levam em consideração a abordagem realizada pelo vendedor e como você identificar se está sendo enganado ou não no momento da venda.

One thought on “Vai comprar a sua primeira bike?

Deixe uma resposta

Top