Meu primeiro desafio concluído no Strava

Meu primeiro desafio concluído no Strava

… e uma análise de marketing por trás desses desafios.

Hoje, 15 de julho consegui concluir o meu primeiro desafio no Strava: ROKA LE DÉFI 100. E, não, na foto não sou eu. Trata-se do ciclista Magnus Cort Nielsen. Ainda não conheço o atleta e nem é esse o objetivo dessa publicação, mas, é justo dar os devidos créditos à imagem.

Logo que entrei no Strava, em 2014 não me lembro se já existia esse recurso de desafios e, se existia não dei muita atenção pra isso. Em 2017 quando voltei a utilizar o Strava com mais frequência cheguei a ingressar alguns desafios, mas, sem nenhuma pretensão de concluí-los.

Porém, agora em 2019 vi que isso tudo se tornou mais possível e, voilà – hoje consegui meu primeiro desafio. O desafio consistia em realizar 100km no período de 01º a 31 de julho. Os desafios do Strava são organizados por empresas que, normalmente, buscam fazer um relacionamento com seus possíveis clientes que estão dentro desta rede social/aplicativo. Esse, não poderia ser diferente.

O patrocínio deste desafio foi feito pela empresa Roka. Nunca tinha escutado falar dessa empresa e, ao navegar pelo seu site, observei diversos produtos relacionados com o mundo dos esportes: ciclismo, surfe, natação. Não sei se entendi corretamente, mas, pareceu tudo também relacionado com triathlon.

Na página do desafio, pode-se observar as regras: para quem cumprir o desafio, um desconto de 50USD válidos para compras com o valor mínimo de 150USD. Não cheguei a consultar se entrega no Brasil (e quanto isso custaria), mas, o óculos para ciclismo mais barato está no valor de 95USD e o mais caro no valor de 230USD. Uma brincadeira um tanto quanto cara (para os meus padrões, onde o óculos mais caro que comprei foi um modelo de entrada da Decathlon, modelo Btwin Cycling 100, de míseros R$19,90.

Ao concluir o desafio você recebe uma enxurrada de parabéns – através de notificações em seu celular, e-mail vinculado ao Strava, dentro do próprio aplicativo. Com frases do tipo “venha pegar sua recompensa” e preencha esse cadastro. Imaginando uma conversão média de 1,5% (média brasileira de conversão em e-commerce), o desafio possui, até o momento de escrita desse texto 250.018 participantes espalhados pelo mundo inteiro. 1,5% desse total de participantes resulta no total de 3.750 pessoas, com um ticket mínimo de 100USD: 375.000USD (em conversão direta, na cotação do dólar de hoje, algo próximo à 1.4 milhões de Reais).

E aí, na sua opinião, é uma boa ação de marketing para vendas ou apenas promove conhecimento de marca e relacionamento indireto para futuros clientes, com vendas a longo prazo?

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