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É caro ter uma bicicleta?

Ciclista indo trabalhar de bicicleta

Antes de começar o texto, já deixo claro que aqui vai a minha experiência em relação ao custo de uma bike. Caro, barato são valores subjetivos – pra mim, um lanche ruim de R$5,00 é caro, mas um lanche muito saboroso que me proporcionou uma excelente experiência e que custou R$50,00 é barato.

Dito isso, vamos lá. Esses dias no trabalho estávamos conversando sobre aquelas motos Honda Biz e PCX. Nunca foi surpresa pra mim que o consumo dessas motos é realmente baixo. Em estimativas lidas na internet, estamos falando de algo em torno de 30km por litro. E, hoje, estamos falando de um preço médio de R$4,00 por litro de gasolina. Praticamente em qualquer assunto onde entram ao menos duas variáveis eu já fico assim:

Situação Imaginada com a Honda PCX:

E aí, começaram as contas: 5km total por dia (entre casa-trabalho-casa). Total por semana: 25km (menos de 1 litro de combustível por semana). O tanque da motinho cabe 8 litros – aproximadamente R$32,00 por tanque. 8 litros x 30km = 240km pra rodar com R$32,00. Vai acompanhando a lógica: aproximadamente R$0,13 por km rodado. Um tanque seria suficiente para rodar quase 10 dias. Multiplicamos por 30 dias (afinal de contas no final de semana é bem provável que a moto também seria utilizada), teríamos um valor mensal aproximado em gasto com combustível de R$100,00. Na conta, não levei em consideração o valor da moto 0km, que hoje gira em torno de R$12.000,00 – mas, seguimos a Nazaré Tedesco e vamos descobrir qual seria o valor da moto diluído pela km rodada: 365 dias por ano, rodando em média 5km = 1.825km. Considerando que você mantenha a moto com você ao menos por 3 anos = 5.475km = R$2,19 (por km). No manual da moto é recomendado trocar o óleo da PCX a cada 6 meses ou 5.000km (o que acontecer primeiro). No nosso caso, seriam necessárias 6 trocas de óleo = Um valor aproximado entre peças, filtros e mão de obra: R$50,00 * 6 = R$300,00.

Resumindo e equalizando tudo para o período de 03 anos:

  • Combustível: R$3.600,00
  • Moto: R$12.000,00
  • Troca de Óleo: R$300,00
  • Fundo de Reserva para Manutenção: R$1.000,00
  • Total: R$16.000,00

Obviamente, esses valores ainda desconsideram seguro, acessórios, juros de financiamento, caso exista, etc. Mas, teríamos um valor aproximado de R$2,92 por km rodado.

Ainda assim, não considero um custo alto. Mas, comecei a fazer a contas de quanto custou o km rodado na bike, desde a compra. Agora, deixamos de fazer previsões malucas e passamos para a MINHA realidade.

Situação real com a minha Mountain Bike usada para “viagens cotidianas“:

Ou como diria o pessoal do Beco da Bike e os portugueses: BTT (Bike pra Todo Terreno)

  • Compra da bike: R$699,99
  • Capacete (comprado em 2012): R$59,99
  • Garrafa D’água: R$39,99
  • Suporte Garrafa D’água: R$14,99
  • Bomba: R$19,99
  • Tranca U-Lock Btwin 500: R$59,99
  • Cadeado Chave Btwin 100: R$14,99
  • Kit Inicial de Iluminação: R$39,98
  • Instalação do Bagageiro + manutenção no cubo de roda traseiro: R$140,00
  • Limpeza em oficina especializada + regulagem de marchas e freio: R$25,00
  • Farol dianteiro Led T6: R$39,90
  • 01 pneu furado (hoje!): R$7,00
  • Valor total: R$1.161,81
Bike Btwin RockRider 300
Bike Btwin RockRider 300

Minha Btwin RockRider 300 foi comprada em agosto de 2017. Dentro de alguns dias, vai fazer 2 anos que tenho essa bike comigo. Desde então, foi pedalado um total de 2.951,8km. Custo por km rodado: R$0,39.

Voltando na comparação com a moto: R$2,92 vs R$0,39, o custo da bike representa um valor 86,64% menor. Sem contar nos ganhos indiretos e incalculáveis como economia com remédios, bem-estar, realizar uma atividade física constante, entre muitas outras vantagens.

Ah, vale reforçar que quanto mais km você pedalar, mais barato vai ficar o investimento e, quanto mais você andar de moto, maior será o custo com combustível e manutenção – afinal de contas, em 2 anos, precisei levar a bike na oficina apenas uma vez, para instalação do bagageiro. O caso do atropelamento pelo motorista de Uber não estou considerando, pois o motorista assumiu todos os gastos.

Atualização do post: levei a bike pela segunda vez na oficina (Cia da Bike), para remendar o pneu e estava escrito 3 anos de bike, mas, na verdade, são 2.

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