Quase comprei uma bike fixa

Quase comprei uma bike fixa

Quer dizer, não foi bem quase. Mas, fiquei tentado por algumas semanas. Mas, não compro nada por impulso, tinha acabado de me desligar do antigo emprego, férias marcadas. Mas, valeu pela experiência de conhecer melhor sobre a geometria da bicicleta.

Como cada pessoa tem um tamanho e medidas próprias (para se aprofundar no assunto, recomendo a busca pelo termo bikefit, amplamente discuto nesse episódio de podcast do Beco da Bike aqui) é natural que as bicicletas tenham tamanhos diferentes. Antes eu imaginava que a variação se dava pelo aro da roda. Aro 26 para adultos. Menor que isso para adolescentes e crianças. Totalmente errada essa percepção minha. Existem tamanhos de quadros diferentes.

A bicicleta que apareceu na OLX, que me fez ficar tentado a comprar, era uma bicicleta com quadro tamanho 50 e pneus 700C (tamanho equivalente ao aro 29, porém, com pneus recomendados desse tipo – aqueles pneus fininhos de speed). Vou deixar o link do anúncio aqui embaixo:

https://sp.olx.com.br/regiao-de-sao-jose-do-rio-preto/ciclismo/bicicleta-bike-fixa-single-speed-aro-700-666555853?xtmc=bicicleta+fixa&xtnp=1&xtcr=1

Trata-se de uma bike RAF, marca brasileira que eu fiquei muito tentado a adquirir uma fixa. Mas agora, definitivamente, não é o momento pra isso. E, em relação à bike usada, o que me levou a não comprá-la, além da questão financeira, foi essa tabela de medidas abaixo:

Tabelas de referência para tamanho do ciclista vs tamanho do quadro

É importante reforçar que essa tabela serve como um guia aproximado e, definitivamente, não substitui medidas precisas de um profissional especializado em bikefit ou até mesmo uma versão disponibilizada pelo site Bike Fit (acesso aqui).

De acordo com a tabela acima, o tamanho ideal de quadro pra mim, na modalidade speed seria algo entre 52 e 55cm.

Minha recomendação nesse caso é: experimentar antes de comprar (principalmente em compras online) e descobrir o tamanho ideal de quadro pra você. Isso vai te ajudar a filtrar melhor as buscas. Opções pela internet, tem aos montes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *